Neste artigo, abordaremos técnicas para fazer marketing digital para restaurantes. Um restaurante funcional não é igual a um restaurante de sucesso. Mesmo se você fizer o básico certo, ou seja, fornecer boa comida e serviço a um preço decente, você ainda não pode confiar apenas no boca a boca para manter seu restaurante ocupado.

A concorrência é extremamente acirrada e você precisa fazer o marketing certo para o seu restaurante, seja marketing offline ou marketing online. As estratégias de marketing offline incluem coisas como menções de rádio, anúncios de jornais, eventos de hospedagem etc.

Marketing digital para restaurantes

A Internet tomou conta de nossas vidas completamente; tanto que o marketing digital para restaurantes se tornou a necessidade do momento. O Marketing Digital de Restaurantes é essencial, pois ajuda a segmentar clientes online cujas avaliações podem impactar diretamente a reputação do seu Restaurante. Algumas razões pelas quais o marketing digital para restaurantes é importante são:

  • O marketing online para restaurantes tem um alcance enorme e custa menos em termos de lucros que pode obter . Se você não optar por publicidade paga ou impulsionar postagens on-line, será praticamente gratuito.
  • Ter uma conta funcional do Facebook, Twitter e Instagram colocará você em contato direto com os clientes, tanto atuais quanto potenciais . Por isso, eles sempre poderão entrar em contato com você em caso de qualquer reclamação ou reclamação, melhorando assim o atendimento ao cliente.
  • Devido ao seu enorme alcance , os canais de marketing on-line podem fornecer muitos clientes presentes e potenciais na extremidade receptora de suas campanhas de marketing.
  • Os clientes geralmente expressam suas opiniões on-line e estar on-line com eles permitirá que você entenda o que eles querem de um restaurante e o que estão dizendo sobre você.

Agora que foi estabelecido o quão importante é criar estratégias de marketing digital para seu restaurante, a seguir é entender quais são os vários métodos de marketing digital de restaurante que você pode usar. Veja abaixo como você pode usar a tecnologia para comercializar seu restaurante online.

Diferentes estratégias de marketing digital que os restaurantes devem seguir

Ao planejar a campanha de marketing digital do seu restaurante, há muitas coisas que você pode fazer. O marketing digital para restaurantes não é tão fácil quanto parece e depende de muitas estratégias que você deve seguir com atenção. Aqui listamos algumas estratégias de marketing digital de restaurantes que você não deve perder:

1. Marketing de mídia social para restaurantes

Com 1,5 bilhão de usuários registrados no Facebook, a mídia social emergiu como a maneira mais fácil de chamar a atenção. Portanto, só faz sentido usar as mídias sociais para os objetivos de marketing digital do seu restaurante. Aqui está uma lista de atividades que você deve realizar online para o marketing do seu restaurante:

(I) Engajamento do Cliente

Engajar-se com os clientes nas mídias sociais é uma necessidade absoluta. Você deve sempre responder aos tweets, postagens ou comentários deles. Existem várias ferramentas de gerenciamento de mídia social disponíveis que permitem gerenciar todos os seus canais em um só lugar . Você também pode agendar suas postagens e tweets para manter a consistência.

Lembre-se, mantenha uma frequência em suas postagens, não basta adicionar uma foto um dia e depois sair, isso será um grande desligamento para seus seguidores e pode até custar alguns clientes. O marketing digital para restaurantes depende da visibilidade. Você não precisa postar todos os dias, mas tente postar algo pelo menos uma vez por semana.

(II) Marketing de Vídeo

A próxima estratégia de marketing digital para restaurantes é usar vídeos. Crie vídeos interessantes de sua cozinha e festas. Marque as pessoas e peça que compartilhem novamente. Vídeos mais longos são apropriados para o Youtube, enquanto os usuários do Instagram ou Facebook querem ver clipes curtos. Os vídeos são o caminho para onde o marketing digital está indo. Eles são divertidos de assistir, informativos em geral, são muito mais compartilháveis. Como mencionado anteriormente, o marketing digital para restaurantes depende da visibilidade, portanto, se algo é mais compartilhado, é visto por mais pessoas e, em seguida, o empreendimento de marketing digital é um sucesso.

(III) Concursos e Campanhas

Você pode realizar concursos e campanhas no Facebook, Instagram ou Twitter, como marcação de fotos ou uma campanha de check-in. Isso tornará seu restaurante visível para os amigos de seus clientes, uma grande parte do qual será seu público-alvo, colocando você em contato com seus clientes em potencial.

(IV) Anúncios pagos

Todas as plataformas de mídia social permitem que você execute anúncios segmentados geograficamente, através dos quais você pode escolher seu público-alvo por idade, sexo, preferências etc. Assim, se você administra um restaurante de fast food, pode segmentar o público jovem sob 30 anos. Verdade seja dita, este grau de flexibilidade que existe no marketing digital para restaurantes, não existe nos canais de marketing offline tornando o marketing digital a escolha preferida hoje.

2. Listagem do Google Meu Negócio

Ao criar a estratégia de marketing digital do seu restaurante, não se esqueça de criar uma ficha do Google Meu Negócio para o seu restaurante. O Google fornece uma lista especial para restaurantes em celulares chamada ‘Local 3 Pack’. Tem muitos benefícios:

  • Primeiro, se você fornecer um número de contato na listagem do GMN, os clientes poderão ligar diretamente para o seu restaurante.
  • Os clientes podem localizar facilmente seu restaurante e obter instruções de direção se desejarem visitá-lo.
  • Aparece antes dos resultados da pesquisa com um mapa, dando assim mais visibilidade ao seu restaurante.
  • Os proprietários de restaurantes que têm uma listagem GMN podem facilmente fazer o upload de seu menu, que seria exibido nas listagens.

3. E-mail Marketing

O e-mail marketing é considerado um dos métodos mais eficazes de marketing digital para restaurantes, que você pode realizar com a ajuda do seu banco de dados de CRM. Você pode enviar um e-mail de boas-vindas aos seus clientes e continuar enviando saudações e ofertas regulares.

No entanto, o e-mail marketing não precisa girar apenas em torno de enviar saudações aos clientes e entregar cupons e descontos em sua caixa de entrada. Um boletim informativo mensal é uma ótima maneira de interagir com seus clientes . Você pode criar um toque pessoal ressonante com seus clientes enviando-lhes atualizações sobre seu restaurante, como apresentar sua equipe, ou o novo chef de pastelaria que você contratou, ou um artigo sobre o evento recente que você organizou em seu restaurante.

Apresentar sua cultura para seus clientes lhes daria uma sensação caseira quando visitassem seu restaurante. O que precisa ser entendido aqui é que o marketing digital de restaurantes não se trata apenas de conquistar clientes de forma agressiva, mas de nutri-los para retê-los também. É isso que o e-mail marketing faz.

4. WhatsApp Marketing

A próxima estratégia de marketing digital para restaurantes é o WhatsApp Marketing . Enviar um mensagens com um código promocional ou alguma oferta é um excelente método de marketing digital de restaurantes, pois eles têm uma alta taxa de abertura e visibilidade máxima. No entanto, você precisa ser adepto de escrever mensagens curtas, claras e atraentes porque seus clientes já estão sendo bombardeados por muitas mensagens promocionais e notificações push.

Você deve sempre encerrar sua mensagem em uma frase de chamariz, como peça agora ou experimente nossa nova sobremesa, reserve sua mesa hoje, com um link ou um número de telefone para concluir essa ação. Envie mensagens aos seus clientes com ofertas e descontos, ou atualize-os sobre o novo item do menu.

As mensagens também são úteis em pedidos de entrega. Você pode manter seus clientes atualizados sobre o status de seus pedidos, enviando mensagens.

5. Site Funcional e Atualizado

Em nome da presença online, os restaurantes costumam ter apenas uma página no Facebook e uma listagem nos sites de avaliação. No entanto, o marketing digital para restaurantes é incompleto sem um site de restaurante funcional e atualizado. Certifique-se de que seu site seja otimizado para dispositivos móveis. Um site de restaurante ideal deve consistir nestes:

  • Uma página temática que reflita a marca do seu restaurante.
  • Uma página de menu que lista todas as suas iguarias.
  • Página da galeria que mostra o belo interior e a decoração do seu restaurante.
  • Formulário de feedback onde seus clientes podem compartilhar sua experiência de jantar em seu restaurante. Além de coletar feedback que lhe dá a oportunidade de crescer e melhorar, também funciona como uma ótima ferramenta de marketing, pois os visitantes do seu site visualizam as avaliações de seus clientes.
  • Uma página sobre nós onde você fala sobre história e cultura.

Confira também o nosso artigo sobre Agência de Publicidade – Por Que Você Deve Ter Uma do Seu Lado Sempre.

Você também pode implementar um Call to Action que sacia os desejos gerados pelas imagens de seus pratos saborosos. Implemente um Widget de Pedidos Online em seu site que sirva como uma solução para a fome do visitante do seu site.

Outro ótimo recurso para implementar em seu site é fornecer um tour virtual pelo seu restaurante. Ao clicar no botão tour virtual, o visitante pode ver a decoração e o ambiente do seu restaurante. Você também pode permitir que seus clientes escolham uma mesa de sua escolha e reservem sua mesa com antecedência.

Em breve, abordaremos estratégias de marketing para restaurantes, para fornecer uma lista completa com mais técnicas de marketing de restaurantes. Continue acompanhando este espaço! Até lá, implemente essas dicas de marketing digital para restaurantes em seu plano de marketing e conte-nos como elas funcionaram para você!