Nesse artigo iremos falar sobre a importância de uma Marketing Digital para donos de Pizzarias. Todo dono de pizzaria deve estar familiarizado com os princípios básicos de marketing. Porque mesmo que os clientes cheguem em grande número nos principais dias da semana, isso não significa que continuará assim.

E quanto a você – Talvez seja hora de limpar a poeira de seu plano de marketing e dar uma olhada nas tendências atuais de marketing para deixar sua pizzaria atualizada. Se você já tem um site e uma página no Facebook, Instagram ou Pinterest, este é um bom começo.

No entanto, para tornar o marketing o mais eficaz possível, você deve saber o que é atualmente útil no marketing online e o que realmente vale a pena. As seguintes estratégias de marketing na Internet são exclusivas para donos de estabelecimentos comerciais, como pizzarias e restaurantes e, portanto, podem ser utilizados por todos que servem refeições, de qualquer tipo.

Vamos acompanhe os tempos…

O Marketing Digital para donos de pizzarias não é o mesmo de cinco ou dez anos atrás. As mudanças que apareceram foram enormes, assim como as possibilidades. Quem ainda não lhe atribuiu grande importância, saiba que já não é possível prosperar nesse tipo de mercado sem o marketing na Internet e a correspondente presença online. Porém, você deve sempre lembrar que ainda há muito que você pode (e deve) fazer “off-line” para promover sua pizzaria.

Aqueles que acompanham os tempos não anunciam mais sua empresa pizzaria em jornais ou revistas – a menos que sejam anúncios fáceis de conseguir, e geralmente baratos. Porém, as pessoas pararam de procurar serviços desse tipo em itens promocionais, como as listas telefônicas, e estão usando cada vez mais a Internet para esse fim.

Para encontrar um boa pizzaria para um jantar de negócios, um bate papo ou uma noite aconchegante a dois, são pesquisados ​​vários portais e classificados online da Internet, onde você também pode ler avaliações de outros clientes e assim descobrir como a pizza era saborosa e se o serviço era amigável, o ambiente era adequado.

A clientela se tornou mais exigente e experiente digitalmente. Seus clientes em potencial querem saber em que estão gastando seu dinheiro. Eles querem ver a oferta culinária antes de visitar o restaurante selecionado e, portanto, preferem locais que publicam seu menu online.

Como proprietário ou gerente sério de um pizzaria, você não deve depender mais da propaganda boca a boca. Isso não significa que você deva pular esse método, mas não se esqueça de considerar os benefícios e recursos que a Internet pode oferecer a você.

Faça como seus clientes em potencial, use os motores de busca online e tente encontrar o seu pizzaria. Então, você teve sucesso? Quantas visitas sua pizzaria obteve no Google? Verifique esses resultados regularmente e pergunte-se: Minha pizzaria será encontrado? Como foi avaliado pelos meus convidados? Está na primeira página dos resultados da pesquisa?

Coloque-se no lugar de seus clientes e avalie objetivamente se você prefere sua pizzaria para a próxima noite das meninas, celebração familiar ou mesmo comemorar uma data especial. E por último, mas não menos importante, dê uma olhada no que os concorrentes estão oferecendo.

Resumindo: se você sabe que seus clientes em potencial obtêm informações de vários aplicativos e sites e fazem uma seleção com base em determinados critérios, pode usar essas informações para você e para o seu Marketing Digital ou deixar os clientes para a concorrência.

Os 15 pontos a seguir devem explicar o que você deve implementar no Marketing Digital donos de pizzarias

Melhor colocação. Mais comentários. Maior tráfego.

  1. Siga as tendências . Descubra as últimas estatísticas, desenvolvimentos, fatos e números que podem ajudá-lo a analisar seu plano de marketing. Você está interessado nas tendências alimentares e nas demandas e expectativas de seus clientes. Verifique regularmente, com base em análises na Internet, se você atende a esses requisitos.
  2. Crie um site funcional . Você garante que seus convidados o encontrem online? Certifique-se de que seu site seja claro e que sua oferta e sua proposta de venda exclusiva sejam excelentes. Seus visitantes em potencial devem descobrir seu site antes de encontrar a concorrência. Publique seu cardápio e ofereça fotos de suas especialidades, sua localização e sua equipe. Seus convidados querem saber de antemão em que estão se metendo e quanto terão de pagar por isso.
  3. Escreva um blog . Para obter taxas de tráfego mais elevadas na Internet, é adequado um blog no seu site, no qual escreva sobre as várias especialidades que oferece na sua pizzaria. Dependendo do grupo alvo, você também pode relatar eventos exclusivos ou tendências atuais ou informar o público sobre a oferta diária. Desta forma, você consegue uma interação entre os visitantes do seu site e os visitantes dos seus perfis nas redes sociais. O objetivo deve ser fazer o mundo falar sobre você.
  4. Descubra mais sobre SEO (otimização de mecanismos de pesquisa) e certifique-se de que sua localização seja exibida nos mapas digitais da cidade. Porque os sites não são adequados apenas para grandes empresas. Mais do que nunca, é muito importante para as pequenas empresas ter um site perfeitamente desenhado. Como 72 por cento de todas as consultas de pesquisa estão relacionadas à localização local, é extremamente importante otimizar perfeitamente sua presença na Internet.
  5. Aproveite os blog e use a comunidade na rede. Dê uma olhada e encontre blogueiros locais escrevendo sobre os melhores pontos da cidade ou blogando sobre comida. Entre em contato com essas pessoas e convide-as para visitar o seu restaurante e avaliá-lo. Esse convite para uma refeição grátis pode valer ouro, porque os blogueiros são multiplicadores importantes na Internet, e não qualquer esquisito desempregado.

Qualquer comentário sobre sua pizzaria em outro site aumentará sua classificação no mecanismo de pesquisa. Cada crítica positiva melhora a sua reputação.

  1. Verifique suas análises online regularmente. A reputação do seu negócio não é mais decidida exclusivamente na mesa dos frequentadores, mas com mais rapidez, eficiência e sustentabilidade na Internet. Preste muita atenção ao que as pessoas estão dizendo sobre a sua pizzaria e aja imediatamente.

Se os convidados relatarem suas experiências positivas, agradeça e, se necessário, indique o próximo evento ou o próximo destaque em sua oferta. Mas também trate as críticas negativas com respeito.

Peça desculpas, mas evite discutir. Sempre descubra você mesmo os motivos das reclamações, analise quaisquer reclamações com sua equipe e seja realmente grato por estar ciente delas. Afinal, todo feedback (seja positivo ou negativo) é um presente.

  1. Aproveite as reservas online. Hoje podemos fazer muito com nosso smartphone, mas quase ninguém quer fazer uma ligação.

Seus convidados querem ter tudo sob controle com um clique, como reservar uma mesa em sua pizzaria. Se você ainda não tiver um, ofereça uma reserva online através do seu site. Com essa ferramenta, você está sempre atualizado e economiza tempo valioso para seus clientes e também para você e sua equipe.

Quando o telefone não toca mais continuamente, mas as reservas chegam pela Internet e, idealmente, são inseridas diretamente no sistema, seus funcionários podem se concentrar no essencial: seus clientes.

Caso realize pedidos via WhatsApp, ou ainda não possui e esta pendo em implantar esse sistema, nós recomendo um grande parceiro Cardápio Online Pedidos Via WhatsApp, vale a pena conferir.

  1. Mantenha seu banco de dados de convidados atualizado e envie boletins informativos. O marketing por e-mail não é mais novo, mas ainda é um meio de publicidade testado e comprovado. Crie um boletim informativo e envie informações interessantes sobre novas promoções ou novos sabores de pizza.

Você também pode encontrar um canto em um jornal local onde esses boletins estão disponíveis. Algumas pessoas ainda tem o hábito de ler o bom e velho jornal aos finais de semana e não seriam alcançadas por meio do marketing online. Encontre um caminho que combine com você e seus clientes.

  1. Seja ativo nas redes sociais. A divulgação da informação via Facebook, Intagram, Pinterest e outras redes sociais é mais fácil, rápida e ainda mais direta, mas também aqui a regularidade tem um papel decisivo. Não poste nada descontroladamente, crie um sistema para você mesmo. Use os dias da semana para isso.

Por exemplo, publique o menu semanal às segundas-feiras e a programação do evento para o próximo fim de semana às quintas-feiras. Apresente seus clientes ou funcionários mensalmente (convidado/funcionário do mês com biografia, foto, etc.) ou um relatório de sua cozinha toda quarta-feira (por exemplo, ingredientes, receitas).

Certifique-se de manter sua comunidade feliz com conteúdo envolvente e informativo, permitindo que eles se encontrem em suas postagens e dando-lhes a oportunidade de

  1. Beneficie-se de serviços de recomendação baseados em localização, como o Classificados Grátis. Insira sua pizzaria nesse e em outros portais para facilitar a pesquisa dos seus convidados e aumentar o tráfego. No entanto, você deve se concentrar principalmente nos fornecedores da indústria de alimentação, porque eles dão aos seus convidados a oportunidade de escrever comentários sobre o serviço, a comida e o ambiente e, assim, divulgar suas opiniões.
  2. Alcance o status de culto. Não vamos nos enganar: há uma dezena de dicas de marketing para donos de pizzaria. Então, como você pode se destacar da multidão?

Tráfego, asteriscos, curtidas, cliques… tudo isso é essencial para o seu sucesso hoje em dia. Se você considerar os dez pontos anteriores, você está no caminho certo. Mas você quer dar um passo além pra sua pizzaria, certo?

A qualidade da informação que você dissemina pela Internet é decisiva, seja você um entre muitos ou se você alcança o status de cult. Não faz diferença se sua pizzaria é um pub saudável, ou uma especialista em pizza vegana.

Seja autêntico em tudo o que você fizer e use personalidades conhecidas do setor para o seu site. Coloque marcas populares ao seu lado e anuncie com uma mensagem para a sustentabilidade, para um comércio justo ou proteção ambiental. Pense no seu público alvo e escolha o conteúdo para o seu site e perfis de mídia social.

  1. Ofereça algo para referências. Ninguém age de forma impulsiva sem um motivo. Por isso é ainda mais importante oferecer algo aos multiplicadores das suas redes sociais.

Se um cliente regular leal ganhar algo de você, ele definitivamente anunciará falará sobre sua pizzaria com o dobro da frequência, falando sobre ele e compartilhando suas postagens em sua própria página. O segredo é a replicação, que na maioria dos casos precisa de um pequeno empurrão.

Ofereça, por exemplo, um voucher para uma pizza à luz de velas para duas pessoas no Dia dos Namorados ou uma pizza doce gratuita para toda a família.

  1. Procure qualidade . A cada postagem, comentário e qualquer coisa que aconteça online em seu nome, sempre pense em alta qualidade e conformidade com a lei.

Portanto, certifique-se sempre de publicar close-ups de terceiros apenas se tiver o consentimento apropriado. Além de seus convidados, também inclui seus funcionários, fornecedores, parceiros de negócios e familiares.

Além disso, você deve sempre ter em mente que a Internet não esquece nada. Mesmo se você excluir uma postagem no Facebook, ela já pode ter sido compartilhada várias vezes. Fotos e gráficos em particular dificilmente podem ser removidos da rede. Use apenas os seus próprios gráficos ou os disponíveis gratuitamente com alta resolução e valorize o português preciso e de alta qualidade.

Gravações ruins e grafia ou gramática ruins definitivamente não são marcas registradas.

  1. A disciplina suprema em marketing é o menu. Mão no coração: quão bom é o seu? O menu é o seu cartão de visitas, sua licença, sua paixão! Os seus potenciais clientes não querem estudar ofertas enfadonhas e longas, mas antes encontrar as suas especialidades num relance e, portanto, a razão pela qual devem vir ao seu restaurante, entre todos os lugares.

Preste atenção na clareza, na oferta enxuta, no design moderno e no atendimento aos requisitos legais.

  1. Você não tem que fazer tudo sozinho. Como dono de pizzaria, você já é um especialista em suas massas, e é por isso que seria quase negligente se agora você assumisse também todo o marketing online.

Se o seu orçamento permitir, contrate uma agência de marketing ou prestador de serviços que conheça marketing, textos de SEO, etc. e que tenha o know-how adequado para garantir o profissionalismo necessário à sua apresentação na Internet (caso não conheça uma, temos um parceiro excelente para recomendar, o MultPost, agência de Marketing Digital e de Serviço de SEO).

Como você projeta seu Marketing Digital para donos de Pizzarias em detalhes e quais dos pontos acima você leva em consideração e implementa de maneira ideal, depende de você.

Não importa o que você faça, mantenha seu objetivo em mente: aumentar o número de visitantes no mundo digital e real. Apresente seus pontos fortes. Destaque-se na multidão de concorrentes. Defina novas tendências e mantenha-se sempre informado. Preste atenção à qualidade e autenticidade. Cuide de sua comunidade. Crie oportunidades de avaliação e replicação.