Na publicidade, diferenciamos o que vemos na mídia impressa do que acontece na Internet. Esses dois tipos de publicidade são muito diferentes em seus mecanismos, e os dois oferecem benefícios próprios.

Nesse artigo, vamos ver de perto todos os benefícios de anunciar sua empresa na internet, além de seus canais de redes sociais e anúncios pagos – que consomem muitos recursos e tempos da sua equipe de vendas. Os classificados online estão voltando com tudo, e oferecem uma vasta gama de benefícios para todas as empresas que querem aumentar suas vendas.

1 – Os sites de classificados online ampliam o alcance da sua marca

A mídia impressa apresenta um grande problema, que não é sentido na mídia digital. Ela é severamente limitada por restrições. É claro que um jornal com certa circulação só pode ser lido por pessoas que realmente tenham esse meio físico em suas mãos. A publicação na Internet é gratuita por natureza.

Não conhece restrições de circulação e pode ser vista por mais pessoas do que jamais seria possível para um jornal devido a restrições regionais. Isso lhe dá a oportunidade de alcançar todas as pessoas no mundo a partir de sua localização atual, sem maiores problemas.

Um classificado bem feito em uma plataforma de classificados com um grande alcance poderá trazer novos contatos para a sua empresa todos os dias, ao contrário da mídia digital impressa, que será descartada após poucos dias de sua publicação.

2 – Focado no seu público alvo

Outra grande vantagem da publicidade online é que, em comparação com o marketing convencional, você pode abordar seus grupos alvo com precisão e com muito menos desperdício. Ferramentas de marketing online, como o Google Adsense e os Cookies, usam métodos modernos de rastreamento e segmentação para abordar os usuários com precisão.

A rede tem a capacidade de conectar pessoas com interesses semelhantes. Pessoas que compartilham um hobby, uma preferência ou uma visão de mundo podem se encontrar sua empresa pela Internet.

Esse efeito de rede cria grandes oportunidades para sua empresa. Assim, seu grupo-alvo pode ser ainda mais reduzido e realmente impactado pelo anuncio. Por exemplo, digamos que seu público-alvo seja graduados universitários de 50 anos com uma queda por carros velozes. Esse grupo seria difícil de encontrar usando mídia analógica, já que não há muitas mídias por aí que sejam feitas sob medida para esse grupo.

Nesse caso, seria anunciado em periódicos comerciais relacionados e, portanto, demandariam um grande investimento. Encontrar esse grupo na internet não é mais impossível graças aos modernos serviços de mídia social. Mantendo um anuncio digital em um site de classificados, todos os interessados e clientes poderão compartilhar os meios de contatos e os trabalhos já realizados.

3 – Sua marca não fica limitada a uma única mídia

A rede que anda de mãos dadas com a Internet é um enorme ponto positivo para o marketing digital. Nunca foi tão fácil gerar um alcance incrível. O conteúdo pode ser distribuído em uma velocidade imensa. Uma campanha online pode não apenas atingir os grupos alvo estabelecidos, mas também pode convencer usuários em potencial e abrir novos grupos de clientes.

A Internet oferece possibilidades inimagináveis. Devido às suas limitações naturais, a mídia analógica não ofereceu opções de design tão diversas. Por exemplo, um jornal pode exibir texto e imagens, mas não vídeos, animações ou sons. As possibilidades apresentadas são, portanto, limitadas.

Uma combinação de mídia é possível na Internet, onde os anúncios e classificados podem conter muitas formas de interação. A vinculação de diferentes tipos de comunicação de mídia é facilmente possível e assim você pode ilustrar uma campanha publicitária com a ajuda de texto, imagens e música ou vídeo e texto.

O espaço disponível é diferente, maior do que no mundo offline. A Internet foi projetada para estar em constante expansão e, ao contrário de uma mídia impressa, pode simplesmente evoluir. Pesquisas interativas, sorteios e também promoções são facilmente criadas em seu ambiente digital.

4 – Vinculação de publicidade e produto

A publicidade é feita para criar demanda por produtos ou serviços. Uma vez criado o desejo, ainda há um longo caminho a percorrer para comprar um produto. Da publicidade física a compra, há sempre algumas etapas mínimas.

Por outro lado, se você olhar para a publicidade online feito pelos classificados, o produto geralmente está a apenas um clique de distância. Os problemas que surgem para satisfazer os desejos são, portanto, reduzidos. O produto pode ser vinculado diretamente ao anúncio e o usuário pode prosseguir com a compra do produto simplesmente clicando no anúncio. A publicidade e a compra de um produto estão cada vez mais próximas no meio digital.

5 – A publicidade online oferece monitoramento rigoroso

Embora o efeito e o alcance da publicidade impressa, seja um outdoor publicitário na estrada ou um folheto, sejam difíceis de determinar, no marketing digital B2B, números-chave específicos com base em objetivos individuais, como cliques e visualizações, permitem uma avaliação de a eficiência de campanhas individuais. A mensurabilidade é, portanto, uma das maiores vantagens da publicidade online.

Uma grande desvantagem de uma campanha física tradicional é a impossibilidade de monitorar de perto os sucessos. Por exemplo, se você enviar uma mala direta ou pagar por uma propaganda na TV da sua cidade, receberá pouco feedback dos destinatários.

Naturalmente, o espectador / leitor está longe e não pode transmitir imediatamente as barreiras que enfrentou para adquirir o produto, e nem o motivo de não ter consolidado a compra. Com a ajuda de um bom monitoramento dos classificados online, é possível reconhecer o que está sendo dito ou discutido sobre você ou sua empresa, quando e onde.

Você experimentará reações e opiniões sobre suas campanhas imediatamente e poderá reagir a elas diretamente. Isso lhe dá a oportunidade de personalizar sua publicidade para o cliente, e entender por que seu produto ou serviço não foi adquirido pelos possíveis clientes.

6 – Adapte sua campanha de maneira flexível ao cliente em potencial

Ferramentas de controle e relatório não são apenas indispensáveis ​​para monitorar o sucesso de uma medida de marketing online. Os dados e estatísticas obtidos a partir deles tiram conclusões detalhadas e iniciam medidas de otimização apropriadas.

A opção de monitoramento que acabamos de descrever dá a você a oportunidade de adaptar as campanhas às necessidades do grupo alvo, mesmo depois de ter começado. Se você pensar em publicidade em revistas, outdoors ou na televisão, as opções para o ajuste posterior de um meio publicitário dificilmente estão disponíveis, se é que existem. Uma vez que um anúncio foi colocado e está em circulação, ele não pode mais ser editado.

A publicidade online, por outro lado, pode ser facilmente adaptada às necessidades dos potenciais clientes, mesmo após o início do projeto, revelando assim a possibilidade de contramedidas em fases críticas de uma campanha. Isso proporciona um alto grau de flexibilidade.

Além disso, os classificados online possibilitam uma flexibilização de acordo com a época do ano, e pode responder facilmente as mudanças de final de ano, férias ou mesmo ao Black Friday. Ao conhecer as estratégias de seus concorrentes, sua empresa poderá se adaptar facilmente e despertar a curiosidade de uma maior parcela de clientes em potencial.

7 – Invista no futuro

O espaço de atenção de muitas pessoas está mudando cada vez mais para a Internet. Grande parte dos contatos sociais já acontece aqui. Muitos milhões de pessoas estão organizadas em redes no Facebook, YouTube ou Twitter. Em nossa opinião, é aqui que a publicidade futura começará. A publicidade analógica sempre terá seu lugar e sua justificativa, mas a publicidade online também oferecerá um campo relevante. Invista no futuro, invista em publicidade online.

O marketing digital pode trazer mais proximidade ao cliente. Canais de mídia social e sistemas de chat no próprio site da empresa oferecem opções econômicas para que sua empresa entre em diálogo com os clientes. Perguntas podem ser esclarecidas, feedback e críticas podem ser recebidos. Uma troca animada com o grupo-alvo leva, em última análise, a uma fidelidade mais próxima do cliente e, portanto, também a uma maior satisfação do cliente.

8 – Grande efeito com um pequeno orçamento

Ao contrário dos canais de publicidade clássicos, o marketing online está associado a custos significativamente mais baixos, o que é uma das maiores vantagens da publicidade digital. Se você comparar o investimento feito em um jornal ou televisão regional com o investimento feito em uma plataforma de classificados, perceberá que a mídia digital custará bem menos, e ainda será veiculada diretamente aos possíveis clientes, ao contrário das outras formas de publicidade, que são expostas para todos.

Além disso, os canais clássicos de marketing estão associados a um alto desperdício, de modo que você deve pensar cuidadosamente sobre como está usando seu orçamento antes de iniciar uma campanha.

Os custos de publicidade na Internet podem ser calculados e dimensionados com precisão. O sucesso (ou fracasso) das medidas também pode ser monitorado com precisão. Essas análises podem ser usadas para expandir as formas de publicidade bem-sucedidas e interromper as malsucedidas. Os dias em que a publicidade era (pelo menos em parte) dinheiro jogado pela janela já se foram (para sua sorte). Para anunciar com sucesso, você só precisa de 2 coisas hoje: Uma estratégia perfeitamente adaptada à sua empresa e as ferramentas certas para implementá-la.

9 – Uma imagem positiva graças a uma estratégia de marketing moderna

A utilização de modernos instrumentos de marketing melhora a imagem da sua empresa e mostra a força da inovação e do dinamismo. Uma presença online é essencial, especialmente para empresas B2B, uma vez que grande parte do público alvo e clientes potenciais podem ser encontrados online.

Certifique-se, no entanto, de manter seu site atualizado e de usar uma combinação equilibrada de conteúdo e visualização. Isso é fundamental para uma percepção positiva como empresa profissional, e trará mais retenção dos usuários vindos dos seus classificados online.

Existem vários tipos de publicidade na Internet disponíveis para anunciar online. Resumimos brevemente as várias formas de publicidade online, incluindo suas vantagens (e desvantagens), a seguir.

Esta lista oferece uma visão geral dos diferentes tipos de publicidade online e quais são os melhores para você e sua empresa.

Publicidade em sites de classificados: Com uma propaganda feita pelo próprio empresário, uma plataforma de classificados pode trazer toda a possibilidade de interação do mundo digital, com um custo muito menor ao que teria que ser investido em redes sociais, por exemplo.

Publicidade em banner: O clássico da publicidade na Internet é quase tão antigo quanto a própria Internet, muito utilizado por ser basicamente barato, mas ao mesmo tempo com taxas de cliques e conversão muito baixas. Portanto, ele só é adequado para uso em sites muito movimentados, que geralmente cobram muito pelo espaço.

Marketing por e-mail: Especialmente adequado para você se você tiver uma grande lista de endereços com destinatários de e-mail que são interessados no seu produto. Se não for esse o caso, provavelmente o anuncio em um site de classificados é a sua melhor escolha.

Marketing de afiliados: Com essa forma de publicidade, seus parceiros de vendas geralmente recebem uma porcentagem das vendas que intermediaram para sua empresa. Essas referências ou recomendações podem ser feitas de várias maneiras. Podem ser links em postagens de blogs, vídeos no YouTube ou postagens em plataformas de mídia social.

Conforme mencionado anteriormente, isso depende muito das preferências do seu público-alvo, e também demanda de um planejamento grande de vendas. Recomenda-se essa estratégia após algum tempo de anúncios em classificados com um ótimo retorno.

Marketing de mídia social: Nele você pode atingir seu público-alvo organicamente (criando seguidores leais) ou pago (por meio de anúncios ou trabalhando com influenciadores que já têm seguidores). O tipo de marketing de mídia social que você pode considerar depende muito de você ser ou não capaz de criar conteúdo interessante o suficiente.

Se você ainda manter uma equipe de produção de conteúdo pequena, uma plataforma de classificados pode te trazer um primeiro retorno muito mais rápido.

Publicidade em mecanismos de pesquisa: Os anúncios de texto que você criou (e adaptados para consultas de pesquisa específicas) são exibidos nos resultados de pesquisa dos mecanismos de pesquisa. O maior provedor aqui é o Google com seu Adsense, mas existem muito mais provedores.

É possível obter um bom retorno dessa forma de propaganda, mas tenha em mente que para cada exibição, é descontado um valor da sua conta, ao contrário dos classificados online, onde o valor é sempre fixo.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO): Com o tráfego vindo direto dos resultados de busca do Google, sua empresa conseguirá ter sempre um bom tráfego. Mas para chegar nesse nível, você terá que dispor de uma equipe ou uma agência que conheça todos os pontos para ranquear seu site nas primeiras posições, o que nem sempre é possível para as empresas, pelo alto custo desses profissionais.

Conclusão

A publicidade online é um mercado do futuro, as plataformas de classificados online voltaram com força, aproveitando que cada vez mais pessoas estão navegando na internet.

As vantagens listadas falam por si e as colocam em forte concorrência com a publicidade analógica convencional. O anunciante deve decidir por si mesmo qual método é o que tem maior chance de futuro. Se você está interessado em uma boa publicidade online: Anuncie grátis hoje mesmo em nosso Classificados Grátis Online!